domingo, 19 de outubro de 2014

Reflexão crítica sobre o workshop

 
  Na aula de quinta-feira, dia 16/10, tivemos um workshop sobre fabricação digital e prototipagem rápida. Participamos de uma espécie de gincana elaborada pelo professor, na qual o tempo era dividido em etapas de pesquisa, design, fabricação e reflexão que deveríamos fazer em trios. Após a pesquisa de algumas palavras chaves, desenhamos no SketchUp um objeto abstrato com a técnica do seccionamento para ser fabricado na cortadora laser. Com esse workshop, pudemos experimentar trabalhar com a prototipagem rápida e ter contato com a cortadora a laser. Foi uma experiência muito rica e interessante.

  É possível fazer uma reflexão crítica sobre as mudanças trazidas para os arquitetos diante da tecnologia da prototipagem rápida, da fabricação digital e das impressoras 3D. O uso dessas tecnologias possibilita uma maior facilidade e rapidez para o projeto do arquiteto, podendo refazer e aperfeiçoar com agilidade o objeto de trabalho várias vezes através da prototipagem rápida. A escala dos objetos feitos com essas tecnologias está aumentando, e hoje é possível construir casas com a fabricação digital.

 Por um lado este processo é ótimo pois permite a construção de casas mais acessíveis e mais rapidamente, entre outras benesses como o compartilhamento de conhecimentos, a agilidade na criação e a possibilidade de materializar pensamentos e projetos com facilidade. No entanto, este processo pode banalizar e limitar o trabalho do arquiteto, já que "qualquer um" pode elaborar um projeto ou pegá-lo pronto em plataformas de compartilhamento específicas. Além disso, pode-se ficar muito dependente dessas tecnologias em detrimento de formas mais orgânicas e algumas vezes melhores para se trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário